sábado, 12 de janeiro de 2008

Home Page do Livro... Sistemas de Tempo Real


Home Page do Livro...


Oi...

Para quem gosta de eletrônica embarcada (embedded systems), segue uma literatura legal que encontrei na net, sobre RTOS.


Autores: Jean Marie Farines

Joni da Silva Fraga

Rômulo Silva de Oliveira



Copiado do site:

Apresentação do Conteúdo do Livro

O objetivo desse livro é tratar os principais aspectos relacionados a Sistemas de Tempo Real, dentro de uma visão fundamentada em conceitos e novas técnicas presentes na literatura relacionada, destacando a aplicabilidade concreta das mesmas. Dois tipos de abordagens envolvendo a programação de aplicações de tempo real são introduzidas nesse livro: a abordagem assíncrona baseada no escalonamento de tarefas e a abordagem baseada na hipótese síncrona.

A organização desse livro leva em conta o caráter desse objetivo e as duas abordagens citadas. Após um primeiro capítulo de definições e conceitos, apresenta-se um segundo capítulo que trata do escalonamento de tarefas, um terceiro capítulo que trata de suportes de tempo real e de suas utilizações na abordagem assíncrona, um quarto capítulo que apresenta a abordagem síncrona, um quinto capítulo que discute essas duas abordagens ao visto de exemplos ilustrativos e um último capítulo de conclusões e perspectivas.


Bom proveito com a leitura.

[]s do Duzius


Para quem quiser mais alguma informação:

http://wiki.answers.com/Q/What_is_the_difference_between_RTOS_and_OS

http://en.wikipedia.org/wiki/Real-time_operating_system

http://www.freertos.org/

Basic concepts of real-time operating systems

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

INFO Online - WiMAX viverá boom em 2 anos, diz Intel - (08/01/2008)



INFO Online - WiMAX viverá boom em 2 anos, diz Intel - (08/01/2008)


De acordo com a Intel, a tecnologia WiMAX deve se espalhar velozmente pelo mundo nos próximos dois anos, afirma a empresa.

Saiba mais sobre WIMAX visitando a WikiPedia.



[]s do Duzius

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ooops.... Problemas na fabricação da placa!

Arghhhh.....


Murphy não tem espírito natalino e não descansa nem na passagem do ano!








Acabei de voltar do descanso (se é que nosso cérebro para e descansa!) entre o Natal e a passagem de ano, e eis o que me aguarda. Um email me informando que a placa CGA-FPGA não pode ser produzida, pelo espaçamento entre algumas trilhas, ficar na casa dos 187um e o limite do fabricante ser de 254um.

Lá vou eu, corrigir e redesenhar as partes da placa, que ofendem esse limite. Espero que seja o último contratempo. Já foram tantos!



[]s do Duzius