sexta-feira, 10 de outubro de 2008

OpenOffice.org versão 3 final disponível.

O OpenOffice.org é um conjunto de aplicativos "opensource" com funcionabilidades similares e compativeis com o Microsoft Office.

Derivado do StarOffice, que foi adquirido pela Sun Microsystems O programa tem evoluído de forma constante e rápida. Tendo recebido constantes melhorias graças à inúmeras constribuições da comunidade "OpenSource" mundial e pela própria Sun MicroSystems com seu "staff" de colaboradores desse projeto.

O OpenOffice.org possue a maioria das ferramentas que um ambiente "Small office, Home office" pode necessitar, como:

  • Writer: Processador de textos semelhante ao Word do Microsoft Office - com editor de textos, corretor ortográfico, opções de fontes, parágrafos e marcadores. Além do suporte à "plugins e addons".
  • Calc: É uma planilha eletrônica, assim como o Excel. Permitindo criar tabelas, gráficos e outras funcionabilidades.
  • Impress: Um editor de apresentações no estilo do PowerPoint. Podendo criar apresentações de slides com diferentes estilos e efeitos.
  • Base: É o gerenciador de bancos de dados, com a capacidade de desenvolver aplicações. E prover acesso a outras bases de dados, como: Access - ODBC - MySQL e inúmeras outras.
  • Math: Processador de fórmulas matemáticas.
  • Draw: Um editor gráfico de imagens.


Para saber quais são as novidades desta nova versão, acesse:

OpenOffice.org 3.0 Beta Features




Quem quiser fazer o download do programa, na sua nova versão, pode usar o site da OpenOffice.org, caso você queira a versão em português, visite o site do BrOffice, a versão nacionalizada do OpenOffice.org.


Tenho usado o OpenOffice.org nos últimos 18 meses e posso afirmar com certeza: não me faz falta outra suíte de aplicativos. Junte a isso o addon que cria conectividade com o Docs da Google, para importar e exportar. Com isso, a festa está feita.


[]s do Duzius